Literatura - James Joyce

Literatura
O movimento é marcado por individualidade do escritor, análise minuciosa do subconsciente dos personagens e metáforas exageradas ou grotescas. Em geral, a linguagem é direta, com frases curtas. O estilo é abstrato, simbólico e associativo.O irlandês James Joyce, o inglês T.S. Eliot (1888-1965), o tcheco Franz Kafka e o austríaco Georg Trakl (1887-1914) estão entre os principais autores que usam técnicas expressionistas.
James Joyce
James Augustine Aloysius Joyce nasceu em 1882, em Dublin (Irlanda). Em 1902, foi para Paris para estudar medicina, mas abandonou o curso para dedicar-se ao ensino da língua inglesa e à literatura. Com a morte da mãe, em 1903, retornou a Dublin. Logo se mudou para Zurique (Suíça) e, em seguida, para Trieste (parte do Império Austro-Húngaro, hoje Itália), onde deu aulas de inglês. Em 1906, foi para Roma, onde também trabalhou como professor. Em 1907, publicou seu primeiro livro, Música de Câmara (poemas). A coletânea de contos Dublinenses saiu em 1914, causando revolta nos círculos conservadores, por sua descrição sem sentimentalismo das misérias da vida na Irlanda. Seu primeiro romance, o autobiográfico Retrato do Artista Quando Jovem apareceu em 1916. Mas Joyce só alcançou fama internacional em 1922, com a publicação de Ulisses, citado muitas vezes como um dos maiores romances do século 20. Cercado pela família e amigos, Joyce trabalhou por 17 anos em seu último livro, Finnegans Wake (1939), uma grande comédia escrita em linguagem toda própria.
Depois de viver 20 anos em Paris, quando os alemães invadem a França no início da Segunda Guerra Mundial, Joyce se refugia em Zurique, onde morre, em 1941.